Uberlândia é exemplo em acessibilidade
Uberlândia é hoje um exemplo de cidade que oferece qualidade de vida e acessibilidade a sua população. A cidade conta hoje com uma frota de transporte público urbano 100% acessível. São 405 veículos que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte (SIT) equipados com elevadores, que beneficiam mais de 10 mil pessoas com deficiência. Todos os terminais de ônibus da cidade e plataformas do corredor estrutural da avenida João Naves de Ávila possuem rampas e elevadores que facilitam o acesso. Além disso, sinais sonoros e pisos táteis para identificação foram instalados para possibilitar a circulação de deficientes visuais.
A atual administração municipal, desde 2005, tem trabalhado para assegurar os direitos de todos os cidadãos, criando projetos e programas com foco na cidadania e no respeito à diversidade humana, tornando a cidade referência mundial quando o assunto é acessibilidade. “Nosso interesse é promover o desenvolvimento econômico e social, a liberdade e autonomia dos cidadãos. Por isso, a administração municipal investe em alternativas integradas, oferecendo apoio educacional, profissional, esportivo, cultural e habitacional às pessoas com deficiência”, explica o prefeito Odelmo Leão.
Uberlândia foi contemplada com o Prêmio Internacional de Boas Práticas, concedido pela ONU Habitat e pelo governo de Dubai (Emirados Árabes Unidos) em 2010, por ter sido a primeira cidade a disponibilizar transporte coletivo adaptado em sua totalidade. Além do prêmio, a cidade recebeu o certificado Transporte Público 100% Acessível em Uberlândia: Um Caminho para a Inclusão Social no Brasil”. Também em 2010, em passagem por Uberlândia, os “Mensageiros da Inclusão” elogiaram as ações de acessibilidade desenvolvidas no município. Formado por dois integrantes e uma equipe de apoio, eles viajam de São Paulo a Brasília, passando por diversas cidades e observando o que tem sido feito em prol dos deficientes.
Em Uberlândia, o grupo conheceu o corredor estrutural da Avenida João Naves de Ávila e puderam conferir a única frota de ônibus 100% adaptada do país. Eles elogiaram a iniciativa da Administração Municipal e da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana e disseram que Uberlândia até então era a melhor cidade no quesito de acessibilidade que haviam passado. Ainda de acordo com os Mensageiros, a cidade deve ser tida como exemplo de respeito e igualdade com os cidadãos. O grupo visitou 18 cidades antes de Uberlândia.
Fonte: www.odelmoleao.com.br
Fonte: www.odelmoleao.com.br
No comments:
Post a Comment